quarta-feira, 11 de junho de 2008

Diálogo da relativa justiça

- Pai, os homens vivem pra sempre?

- Não, meu filho. Um dia eles tem que fazer sua viagem. - (Silêncio)
(...) Entende? não é qualquer viagemzinha. é uma grande viagem, uma espécie de elo entre duas dimensões.
- acho que sim... mas o que eles fazem quando chegam do outro lado?

- ah, meu filho.. o papai ainda não sabe porque não viu, mas acreditamos que ele irá para um lugar muito
especial caso tenha sido bom e justo em vida, lá com papai do céu ou irá para um lugar de punições se foi mal,das trevas e da mesma forma .
- O que é ser mal? mal como assim?

- Ser mal é um conjunto de coisas, sabe? não existe bem um significado para maldade. Muitos são maus não porque querem...
são somente as ocasiões.
- Então posso ser mal sem sentir?

- pode! ( pai orgulhoso )
- um dia tenho que perceber se estou sendo mal então... (introspectivo)

- E por que? Você se lembra de alguma situação que pode ter feito mal para alguém ?

- Sabe, pai... um dia eu estava a ver um homem que estava correndo fugindo da polícia ,quando ia atravessando a rua daí
veio rápido, mas bem rápido um caminhão e pegou de cheio o bandido. Eu tenho que dizer ao senhor que não sentí
compaixão alguma do homem que foi atropelado...

- ( pai calado e pensativo)

- É meu filho, tem horas que conseguimos controlar, de certo modo, esse sentimento de revolta. É como eu
disse, são as ocasiões.

- e Quem foi mal nessa estória e vai fazer uma viagem de sofrimentos?

- Não é bem assim, filho. Não cabe a nós um julgamento desse tipo. Quem faz isso são as próprias autoridades, as
pessoas que são capacitadas pra isso.

- ah! mas se for assim! quem for dito mal terá que fazer uma viagem direto pro canto ruim. não é ?

- Se a pessoa já for condenada uma vez na terra, então pra quê ela ser julgada novamente?

- Afinal, Por quê o homem se acha competente o suficiente para julgar seu semelhante, se ele nem mesmo sabe
se depois do " ELO" os "outros" que estão lá o julgarão novamente??

(...) - ( SILÊNCIO )

3 comentários:

Luiz Paulo disse...

Num sabia q tu escrevia assim...muito bom o texto!!
Essas questõs que sempre nos fazemos e nunca encontramos respostas prontas são sempre dignas de novas tentativas de explicação!!
Sem contar que poucos jovens (boys na gíria natalense..kkk) tem a preocupação de tentar se entender e entender o mundo!!
Legal mesmo o texto!!
E eu num entendo por que o senhor Felipe quer tanto ser médico,,huauha!!
Vlw!!

Lucy disse...

Bem reflexivo o texto. Gostei, parabéns e invista.

Bruno Viana disse...

cara, que texto bom!
é o tipo d texto q vc reflete, msm sem querer!

quero um dia um filho q converse coisas do tipo cmg! uauha

abração, t cuida!
;)